Casa Branca é Solar!

Nessa terça, Steven Chu, secretário de energia dos EUA, anunciou que, até junho de 2011, painéis fotovoltaicos aquecerão a água e produzirão boa parte da eletricidade consumida na Casa Branca.

Antes de Obama,presidente Jimmy Carter, na década de 70, fez a primeira experiência. Até George W. Bush colaborou, usando coletores solares para aquecer a piscina.

Lula perdeu a chance de seguir no caminho da sustentabilidade energética. Símbolo da modernidade de Brasília, o Palácio do Planalto sofreu nos últimos 16 meses uma reforma que consumiu mais de R$ 100 milhões do dinheiro do contribuinte. Mas a modernidade do edifício se resume apenas à arquitetura. Nem um centavo da reforma foi investido em uso de energia renovável no local de trabalho do presidente da República.

No fim de agosto, ativistas do Greenpeace entregaram um painel solar, esquecido durante a reforma do edifício, e uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presente é uma lembrança para que o governo invista em energias renováveis no país e articule a aprovação do projeto de lei 630/03, conhecido como Lei de Renováveis, em tramitação no Congresso.

Confira o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário