Queimadas – Fumaça que Encobre Manaus Vem de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas


DEU NO SITE DA PREFEITURA - O subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adilson Cordeiro, esclareceu na manhã desta segunda-feira (16) que o aspecto esbranquiçado que o céu de Manaus vem apresentando desde a última sexta-feira (13) advém das queimadas que estão sendo registradas nos estados de Rondônia, no Acre e nos municípios de Apuí e Lábrea, no Sul do Amazonas. “Pagamos todos os anos o preço de respirar a fumaça de nossos vizinhos”, comentou Adilson, que faz o monitoramento diário da situação das queimadas, por meio de satélite.
Segundo ele, o Sul do Amazonas, mais especificamente os municípios de Lábrea e Apuí, até hoje lideram o ranking de ocorrências de grandes queimadas. Porém, perto de Manaus também estão sendo registrados focos, nos municípios de Careiro da Várzea e Autazes.
“Os satélites não registram nenhum foco de queimada em Manaus. Os registros que temos aqui são de pequenos focos causados por queima de lixo doméstico, ou folhas. São queimadas de fundo de quintal. Estamos há mais de 14 meses com o nosso serviço de disque-denúncia funcionando 24 horas exatamente para monitorar a situação de Manaus e evitar as queimadas locais, que têm contribuição mínima nesse processo”, explicou o subsecretário.
No último final de semana, o 08000-92-2000 da Semmas registrou oito denúncias de focos de queimada, sendo seis nas zonas Norte, Leste e Oeste, no sábado, e duas nas zonas Oeste e Norte, no domingo. Atualmente a Semmas mantém uma equipe de plantão no Corpo de Bombeiros, dentro da Operação Respire Melhor, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), para acompanhar o atendimento de chamadas feitas pela corporação.

Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom
Contato: 3625-6908
semcom@pmm.am.gov.br
Assessoria de Imprensa da Semmas
Júlio Pedrosa
3236-9423 / 8218-6660 / 8842-1286

Um comentário: