O poder da sociedade na #COP15

A Conferência do Clima (COP15) terminou em fracasso. Sim, infelizmente os líderes mundiais não cumpriram seu papel fundamental de proteger os mais vulneráveis dos efeitos perigosos das mudanças climáticas. Não chegaram a um acordo decente para controlar o aquecimento global. E ainda deixaram Copenhague antes do fim da reunião, sem assumir publicamente sua própria incapacidade.

©Christian Åslund/Greenpeace

©Christian Åslund/Greenpeace

Ao mesmo tempo, a COP15 foi um sucesso, uma imensa demonstração da força da sociedade civil.

A sociedade, como um todo, se organizou e pediu a seus representantes que se esforçassem mais para lidar com a crise climática. Sem essa força, dificilmente eles teriam ao menos se abalado até a Dinamarca, em pleno inverno. Sem esse trabalho, a ida deles poderia se maquiada como comprometimento - o que foi impedido. Sem essa pressão, as metas de redução de emissão dos países em desenvolvimento, como o Brasil, não existiriam.

Não é fácil. Os grupos sociais que foram até Copenhague sentiram na pele as dificuldades, com restrição à entrada no local onde aconteciam as reunião e com truculência policial, que invocou a lei antiterror durante a COP. Diversos ativistas foram detidos. Alguns continuam presos.

Quem colaborou à distância, assinando petições, mandando recados, repercutindo os absurdos e acompanhando de perto o assunto descobriu o quanto pode ser frustrante ver a política e a economia tomarem de refém o futuro da humanidade.

Principalmente nos momentos de desânimo, devemos lembrar que temos de seguir em frente. Não apenas com marchas nas ruas (e sim, elas também são importantes), mas engajando o setor privado, os governos locais e as outras pessoas para transformar nossa comunidade e criar mais pressão nos nossos governantes.

Afinal, não podemos mudar a ciência para se adequar ao pouco avanço da COP. Mas sempre podemos mudar os políticos.

Um comentário:

  1. Acredito que os representantes mundiais sim, falaram bastante e agiram de fato pouquíssimo, que diga-se de passagem era o que realmente queríamos.Mas "nada"aconteceu.Mas uma vez ficou para o próximo ano.
    Obs:Isso revolta mas...

    ResponderExcluir