Ajudar o planeta é mais fácil do você imagina

Através de pequenas ações diárias, podemos sim minimizar nossos impactos na natureza. Quer uma prova? Então vamos falar da sua alimentação.

A relação entre alimentação e clima é direta. Uma enorme parte das emissões de gases de efeito estufa é ocasionada indiretamente por nossos hábitos alimentares. Quando vamos ao supermercado, não apenas compramos produtos, mas escolhemos o modelo de agricultura, de pesca, de coleta e de produção que queremos estimular no país.

Já existe consenso em todo o mundo sobre a necessidade de brecarmos as mudanças climáticas. Também é sabido que certo aquecimento é inevitável e que muitas coisas certamente vão mudar com isso. As constatações dos cientistas são alarmantes.

Em 2015, precisaremos ter estabilizado as emissões globais de CO2. Até 2050, devemos ter construído uma economia de carbono zero. Isto se quisermos deixar um planeta habitável para as futuras gerações.
O aumento na incidência de eventos climáticos extremos com temperaturas elevadas e enchentes no território brasileiro entre 1970 e 2008, causou a morte de mais de seis mil pessoas e prejuízos da ordem de US$ 10 bilhões.

Além disso, as mudanças climáticas podem ter um enorme impacto na própria produção de alimentos pois transformará o mapa da produção, reduzir produtividade, e inviabilizar o cultivo em regiões necessitadas, como por exemplo, o semi-árido nordestino.

Mas, voltando para alimentação. Para sabermos como nossa alimentação está impactando o planeta de alguma forma, precisamos saber a origem do que está no nosso prato.

Atualmente a maior parte da carne consumida no Brasil tem grandes chances de ter origem no desmatamento da Amazônia, e no caso do peixe, o nosso inocente sushi pode ser fruto de um modelo de pesca que não se sustenta por muito mais tempo e o  modelo de agricultura pelo qual produtores cultivam nossos alimentos está diretamente ligado à nossa saúde e ao meio ambiente. Derrubar a floresta para a expansão agrícola, como aconteceu fortemente no caso da soja na Amazônia, é uma péssima forma de desenvolver a agricultura.

Outro exemplo de péssima prática para o meio ambiente é o plantio de transgênicos (plantas onde o homem coloca genes tomados de outras espécies, como bactérias e vírus), praticado há cerca de dez anos no Brasil.
Além do fato de, nesse período, ter havido aumento no uso de veneno no campo (e conseqüentemente em nossos pratos), os transgênicos têm efeitos cruéis sobre a biodiversidade.

A contaminação de lavouras convencionais e orgânicas pelas sementes transgênicas já é fato, e variedades tradicionais estão correndo o risco de se perderem.
Portanto, saber a origem do seu alimento e como foi produzido é essencial para salvar o planeta com a boca.




Esse post foi escrito também como parte do movimento Blog Action Day. Hoje, 15 de outubro de 2009, somamos 7.288 blogs, em 136 países, formamos 11.298.478 leitores que entrarão em contato com esse tema tão importante: Mudanças Climáticas




Um comentário:

  1. Cara você são muito fodas enquanto o governo fica correndo atrás do próprio rabo sobre o desmatamento nas florestas vocês fazem a diferença, vocês lutam para salvar o planeta, lutam pelo o que vocês acreditam e por isso eu admiro vocês. vocês são d+

    ResponderExcluir